Perguntas Frequentes
(FAQ – Frequently Asked Questions)

O que é o aplicativo STATUS SAÚDE?

O Status Saúde é um aplicativo de saúde digital, que tem por objetivo ampliar o acesso ao atendimento médico e exames laboratoriais, com tecnologia e cuidado, ajudar seus usuários a identificar os riscos à saúde, prevenir doenças, ter informações e direcionamentos confiáveis sobre como cuidar de sua saúde física e mental, inclusive sobre como ter uma vida mais saudável, de forma leve e divertida. Todos os conteúdos apresentados foram desenvolvidos por uma equipe de saúde multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros da equipe da Status) para ajudá-los em suas respectivas jornadas por uma vida saudável. O app Status é um benefício que poderá ser contratado e fornecido a você de forma gratuita e de caráter opcional, desde que  preenchidos todos os requisitos para uso do App.

Por que são solicitadas informações sensíveis sobre minha saúde física, mental, emocional e financeira, além de dados referentes à vida sexual, religião e etnia?

Para que o app Status possa lhe orientar adequadamente na sua jornada a uma vida mais saudável, é preciso conhecer o ponto de partida e ao fornecer tais informações, os resultados a partir de nosso algoritmo serão personalizados de acordo com seu perfil pessoal e de saúde. Solicitamos informações sobre o seu dia a dia para que esses dados sobre a sua saúde física, mental, emocional, sexual e outros dados sensíveis sejam avaliados por nossos algoritmos para demonstrar o seu progresso, fornecer incentivos via campanhas e conteúdos direcionados relevantes para a sua jornada saudável.

Como funciona o algoritmo que irá tratar os meus dados pessoais?

O nosso algoritmo utiliza os seus dados pessoais nas seguintes etapas:

1º. Os seus dados serão solicitados para o cadastro e mapeamento de saúde pelo celular. Tais dados são necessários e servirão como base para todos as demais etapas da prestação de nosso serviço e com respostas automáticas, após o preenchimento do questionário.

2º. Após o preenchimento do questionário, as respostas serão automaticamente utilizadas, por nosso algoritmo, para a identificação de riscos à saúde, físico, mental e emocional, bem como a sinalização destes em cores para ajudar o time de saúde nas missões para reverter os riscos. O nosso algoritmo baseia-se em estudo de mensuração, como, por exemplo, o DASS21 para medir quantitativamente o nível de angústia com base em três pilares: depressão, ansiedade e estresse. O DASS não é uma ferramenta de mensuração categórica de diagnósticos clínicos. Entretanto, o acompanhamento médico é essencial para que seja feito o diagnóstico preciso.

3º. Os resultados dos mapeamentos com indicadores de saúde apoiados nos sete pilares (saúde física, mental, social, financeira, cultural, profissional e ambiental) serão enviados ao seu e-mail, demonstrando os dados que serão armazenados e utilizados pela equipe multidisciplinar da Status Saúde e, caso você assim tenha permitido no momento de cadastro.

4º. Você também poderá utilizar o aplicativo para integrar com diversas plataformas digitais, tais como: Telemedicina (pronto atendimento virtual e consulta ambulatorial), operadoras de planos de saúde, farmácia e outros players do ecossistema de saúde.

5º. Você poderá fazer uso das redes sociais, para compartilhar o seu desempenho em nossa gamificação, tais como o WhatsApp, Facebook, Instagram, ajudando-nos na divulgação da marca.

6º. Alguns dados adicionais poderão ser solicitados caso você faça uso dos seguintes módulos: gestantes, nutrição, saúde mental, saúde emocional, crônicos; com equipe multidisciplinar de apoio durante as campanhas.

7º. Os dados de seu dispositivo serão utilizados para o envio de alertas, campanhas e comunicações de saúde. Você poderá determinar se deseja recebê-los diretamente na seção de configurações do app e de seu celular.

Informamos que as suas interações, dados pessoais ou de sua saúde poderão ser acessadas apenas pela equipe multidisciplinar da Status Saúde para o acompanhamento de sua jornada em busca de uma vida mais saudável. A equipe de saúde terá acesso aos relatórios consolidados de respostas para fomentar a criação de programas de saúde e bem-estar que sejam relevantes para a população de acordo com os riscos identificados.

Minhas informações de saúde serão visualizadas por terceiros? Quem pode visualizar minhas informações e interações dentro do aplicativo? 

As suas informações de saúde e interações dentro do aplicativo poderão ser acessadas e utilizadas pela equipe multidisciplinar da Status Saúde, respeitando-se o sigilo médico e a legislação vigente, com a finalidade de criar programas de acompanhamento de saúde e bem-estar e para direcionar ações personalizadas de cuidado e apoio em caso de necessidades específicas. Você poderá compartilhar, pelo tempo que pretender, os seus dados com a Equipe multidisciplinar da Status Saúde e obter o acompanhamento personalizado em sua jornada, para que você possa atingir ainda mais rápido a sua meta de uma vida saudável. Caso tenha permitido o compartilhamento de dados com a equipe multidisciplinar da Status Saúde, você também poderá optar, durante o preenchimento dos questionários de saúde, por compartilhar os seus dados com empresas de benefícios parceiras para fins de algum atendimento específico, tais como serviço de telemedicina, com médico generalista ou especializados. Tal compartilhamento visa única e exclusivamente possibilitar o seu atendimento pelo serviço médico competente e respeitará a privacidade selecionada, sendo tratados com extremo sigilo.

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez preciso preencher um cadastro, é obrigatório o preenchimento? Se não preencher o cadastro posso utilizar o aplicativo?

O cadastro é necessário para que possamos prestar o serviço previsto em nossos termos de uso. Portanto, as suas respostas são necessárias para a correta utilização do aplicativo, para que nossos contatos e interações personalizados possam ser compatíveis com as suas expectativas, momento atual de saúde e com o propósito de tutela da saúde do aplicativo.

Lembre-se de que a utilização deste aplicativo é totalmente opcional e tem como objetivo auxiliar você em uma jornada por uma vida mais saudável. Caso não se sinta confortável em preencher o cadastro, ou em realizar o aceite dos termos de uso, você pode optar por não utilizar o aplicativo ou entrar em contato com a nossa equipe de privacidade: dpo@statussaude.com.br para pedir a exclusão de dados já fornecidos, salvo limitações aplicáveis.

Para que eu possa utilizar o aplicativo é obrigatório o preenchimento do questionário de mapeamento de saúde física e/ou mental?

O preenchimento dos questionários de mapeamento de saúde não é obrigatório para a utilização do aplicativo, e o mesmo também pode ser preenchido parcialmente e retomado a qualquer momento. Mesmo não sendo obrigatório, recomendamos que realize o preenchimento, para que seja possível identificarmos os riscos a sua saúde e fornecermos uma experiência personalizada.

Lembre-se de que a utilização deste aplicativo é totalmente opcional e tem como objetivo auxiliar você em uma jornada por uma vida mais saudável. Caso não se sinta confortável em preencher o cadastro, ou em realizar o aceite dos termos de uso, você pode optar por não utilizar o aplicativo ou entrar em contato com a nossa equipe de privacidade: dpo@statussaude.com.br para pedir a exclusão de dados já fornecidos, salvo limitações aplicáveis.

Por que devo fazer as Missões e cumprir as Metas?

As missões apresentadas no aplicativo são indicadas para que você possa melhorar a própria saúde, e são voltadas aos fatores de risco à sua saúde identificados através do preenchimento do mapeamento de saúde.

Para que serve o Módulo de Humor?

O módulo de humor é uma ferramenta para que você possa ter um recordatório de como estava seu humor nos últimos dias. Você pode registrar seu humor quantas vezes desejar em um dia, e posteriormente acompanhar o histórico no menu principal, opção “Meu humor”.

Para que servem os módulos Exames e Medicamentos em Minha Saúde?

A Status Saúde tem como objetivo ajudar você a cuidar de sua saúde com as informações em um só local, e para isso criamos duas ferramentas que podem lhe ajudar na jornada de saúde:

  • Exames: nesta ferramenta você pode publicar o resultado de exames que realizou, para ter um local de consulta rápida quando necessitar (ex: em um retorno ao médico). Você pode fazer o upload de um resultado de exame em pdf ou tirar a foto e consultar a qualquer momento. Neste módulo também é possível receber os resultados dos exames realizados na Status Saúde.
  • Medicamentos: caso esteja utilizando medicamentos (de uso contínuo ou não) você pode registrar no app estes medicamentos e os horários prescritos, e vamos criar lembretes em sua agenda para nunca perder o horário correto de tomar seus remédios.

Como funciona o módulo de gestantes

Se você descobrir que está gestante, em qualquer momento da gestação poderá informar isto no app, e então terá acesso à um módulo com informações específicas sobre a gestação, pré-natal e o período pós-parto, de acordo com seu período gestacional.

Como funciona o módulo telemedicina

Este módulo permite que você realize consulta médica por vídeo com médico clínico geral ou médico de família, através do pronto atendimento virtual ou consultas com um especialista, através do ambulatório virtual de especialidades. O pronto atendimento virtual fica disponível 24h por dia, 7 dias da semana, para queixas simples (de baixa complexidade). Também é possível realizar a emissão de receitas, pedidos de exames, atestado médico, sanar dúvidas de saúde e muito mais.

Integração com Redes Sociais

Após concluir qualquer missão no app você pode divulgar suas conquistas nas redes sociais, para isto basta clicar no botão “Compartilhar” após finalizar a missão e você poderá compartilhar em suas redes sociais, para isto você já deve ser um usuário das redes sociais em que desejar compartilhar.

Se eu quiser alterar ou excluir alguma resposta que forneci no questionário de mapeamento, como devo proceder?

Após o preenchimento de uma resposta, não é possível alterar diretamente pelo aplicativo, mas você pode solicitar qualquer alteração através do e-mail dpo@statussaude.com.br.

Se eu começar a responder o questionário e me arrepender, o que posso fazer?

Você pode a qualquer momento solicitar a exclusão de seus dados através do e-mail dpo@statussaude.com.br

Como posso saber quais informações pessoais são armazenadas pelo aplicativo?

Se quiser saber quais informações temos acesso, consulte a nossa Política de Privacidade e em caso de dúvida entre com contato através do e-mail. Você também pode solicitar um relatório de seus dados pessoais através do e-mail dpo@statussaude.com.br.

Caso seja encerrado o contrato com a Status Saúde, o que acontece com meus dados armazenados no App?

Os seus dados serão excluídos da ferramenta automaticamente no prazo de 30 dias após o encerramento do contrato, e você não terá mais acesso ao aplicativo, pois estará encerrada a finalidade da manutenção de seus dados em nossa plataforma.

Entretanto, caso você tenha interesse em exercer algum direito previsto na LGPD, tais como acesso aos dados, portabilidade e exclusão de seus dados, você poderá solicitar através do e-mail dpo@statussaude.com.br, respeitados os limites aplicáveis ao caso concreto.

Como posso realizar alguma solicitação em relação aos meus dados pessoais ou exercer os meus direitos previstos na LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados?

Quaisquer dúvidas ou solicitações em relação aos seus dados pessoais poderão ser realizados através do e-mail dpo@statussaude.com.br.

Como posso ter mais informações sobre como a Status Saúde coleta e realiza o tratamento de informações?

Você pode obter mais informações a respeito através de nossa política de privacidade

Onde minhas informações ficam armazenadas?

As informações coletadas pela Status Saúde ficam armazenadas em nosso datacenter, seguindo os mais rígidos padrões de segurança física e lógica, para garantir a proteção dos seus dados e impedir qualquer acesso não autorizado. A Status Saúde segue os padrões e normas internacionais de utilização para a coleta e armazenamento de dados de saúde.

Quem é a TELADOC?

A Teladoc Health é uma empresa de saúde virtual com sede nos Estados Unidos que oferece serviços de telemedicina e teleatendimento.

Fundada em 2002, a Teladoc é uma das pioneiras na prestação de serviços de saúde remota e se tornou uma das maiores e mais conhecidas empresas do setor, e integra a prestação de serviços realizada pela Status Saúde.

Os serviços da Teladoc Health incluem consultas médicas realizadas por meio de videochamadas, chamadas de áudio ou mensagens de texto, permitindo que os usuários tenham acesso a profissionais de saúde licenciados sem a necessidade de uma visita física a um consultório médico.

Isso pode ser especialmente útil para consultas de rotina, orientações médicas, avaliações de sintomas e tratamentos de condições médicas menores.